terça-feira, 17 de junho de 2014

-Max, o que significa este numero #16670 tatuado no seu Braço?


#16670 - Tinta Vegetal Sob Pele Humana
"Gracias Hermano"
Mychell Braga - Lacalle - Santa Tinta



Dizem, que...
Nasci em 14/08/1986.
Num Hospital que, pelo que me lembro, ou imagino, se chama São Paulo.
Sabe o Paulo, que antes era Saulo, e tinha uma cegueira "mental" tão forte, a ponto de se manifestar fisicamente?
Pelo que me lembro, ou imagino, o nome do hospital vem em homenagem a este personagem.

Tinham de me dar um nome.
Crianças tem nome, pelo que me lembro, ou imagino.
Família matriarcal, milhares de opções, de nomes com terminação Neto, Sobrinho...
Só não Junior. Pelo que me lembro, ou imagino.

Uma tia assistia um filme, chamado Pedro O Grande.
Não confunda a historia deste Pedro com o Pedro, que tinha uma espada e cortava orelhas, que era da turma do Paulo, que emprestou nome ao hospital em que nasci.

Este Pedro é outro.
É o Pedro, Czar da Russia.
O filme é de 1986, mesmo ano do meu nascimento, e estrelava, Maximilian Schell.
Gostaram do pomposo nome.
Tomaram algumas letras de um alfabeto que dominavam.
Nunca vi gostar de letra como minha família.
Da casa da vó TODOS são professores ou trabalharam em escolas, cursos...

De Maximilian, me tornei Maximyllian. Não colocaram o Schell, e sou grato. Não gostaria de ter nome de posto de combustível.

E lá me veio o nome que na vila, lá de onde me orgulho por que minha avó vendia pão e rosca que eu e minha prima saiamos pra entregar no finalzinho da madrugada, comecinho da manhã e pelo caminho comia-mos todo o recheio, cobertura... Lá onde até hoje se sai pra pegar gelo, açúcar e fubá emprestado do vizinho, espremem o tal do nome de gringo e viro Max.

Passa o tempo.
(E apesar da nossa relutância, ele, o tempo, passa...)

Ali pelos 20 anos, uma pessoa (deveras importante) me chega com uma página de um calendário daqueles que a igreja católica confecciona, do dia exato do meu aniversário. 14/08.
"Max, olha que interessante, hoje é dia de São Maximilian De Kolbe..."

IMPOSSÍVEL!!!

Minha família não tinha este conhecimento na época.

O Santo foi canonizado por João Paulo II em 1982, muito recente pra já estar arraigado na memoria do meu povo, e esta tia, que sugeriu, por sinal, não era católica, e penso que não daria a sugestão do nome adotando este parâmetro.

Já comentei que a minha vida é repleta de "coincidências", "Sincronicidades" e "sinais".
Pois bem.
A "coincidência" me impressionou de tal forma, que deste dia passei passei a me interessar e estudar a vida deste Mártir.


"O Santo do nosso seculo difícil" - João Paulo II




Em 17 de Fevereiro de 1941, ele foi preso pela polícia secreta alemã e enviado para um campo de concentração de Auschwitz.
Em Julho de 1941 um prisioneiro conseguiu escapar, por isso o comandante do campo nazista escolheu 10 homens para serem mortos de fome.
Um dos homens selecionados Franciszek Gajownickek, gritou: " Minha pobre mulher e meus filhos que não os volto a ver!" Kolbe oferece-se si mesmo em vez do outro homem "Sou um padre católico da Polônia, quero morrer em lugar de um destes. Já sou velho e não presto para nada. A minha vida não servirá para grande coisa… Quero morrer por aquele que tem mulher e filhos.



Na sua cela, Kolbe celebrou a missa todos os dias e cantava hinos com os prisioneiros.
Ele levou os outros condenados em canção e oração e encorajou-os , dizendo-lhes que em breve estariam com Maria no céu.
Cada vez que os guardas verificam a cela, ele estava lá em pé ou de joelhos no meio a olhar calmamente para aqueles que entravam.


Após duas semanas de desidratação e fome, só Kolbe permaneceu vivo . Os guardas queriam a cela vazia e deram a Kolbe uma injeção letal de ácido carbólico.
Algumas pessoas que estavam presentes na injeção dizem que ele levantou o braço esquerdo e calmamente esperou que o injetassem. Os restos foram cremados no dia 15 de Agosto, o dia da festa da Assunção de Maria.
wikipedia


Aprendi que o número do seu uniforme no campo de concentração foi #16670



Enfim, nasci num dia em que se comemora a morte de um homem santo, sem saber me colocaram o mesmo nome dele, descobri depois de homem e de tão impressionado fiz uma tatuagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário