quinta-feira, 12 de junho de 2014

Jonas, Brothers

 Jonas é um dos personagens mais famosos da bíblia. Sua historia tem uma serie de pontos interessantes, na vida do servo, naquele tempo profeta, hoje, toda pessoa que serve a Deus e tem consciência da sua missão. "Indo por todo o mundo, pregando o evangelho a toda criatura".
Jonas, por medo dos estrangeiros, raiva do que seu povo passou antes nas mãos dos Ninivifas... Etc... Resolve fugir.
 Nesta fuga, vai para o navio, onde Deus manda uma tempestade, isto leva Jonas para a barriga da baleia. Onde passa 3 dias, de lá clama ao Senhor e decide voltar para sua missão, que era, pregar aos ninivitas arrependimento de seus maus caminhos, caso contrario, morreriam.
Os ninivitas aceitam a palavra e se arrependem. Oram, clamam, jejuam... Neste meio tempo, Jonas vai para uma montanha, ver o "circo pegar fogo ". Deus não destrói a cidade, Jonas fica muito chateado e reclama, se revolta com Deus.
Enquanto estava olhando e cresceu uma aboboreira, que fazia sombra e logo morreu. Neste momento, Jonas se revolta novamente e tem uma revelação, onde Deus compara o amor de Jonas a Aboboreira ao amor D'Ele com a cidade de Ninive.
 Sabem irmãos, muitas vezes nós por raiva, "zelo", cuidado, vergonha... Deixamos de pregar o evangelho a um Ninivita moderno.
Muitas vezes, nos esquecemos de que nós éramos ninivitas antes de conhecer a Deus. E somos hoje, ninivitas arrependidos...
Tomara, que Deus não tenha que nos ordenar expressamente, nos jogar na barriga de uma baleia e depois, tirar nossa aboboreira... Aquilo que nos faz sombra, que nos da descanso, conforto...
Jonas, se você ama uma aboboreira... Pode ser um filho, um relacionamento, um familiar... Imagine o tamanho do seu amor por esta pessoa. Multiplique pela expressão "agape". Agora você tem a medida do amor de Deus, que nem precisa ser multiplicado pelo seu, uma vez que agape é inteiro em si.
...
Sabendo deste amor, teremos paixão por almas perdidas. Olharemos com cuidado, carinho, compaixão. Assim como Deus nos olha, e faremos nossa missão.
Com um detalhe:
Você já está em Ninive, só falta ABRIR A BOCA, tanto para falar do evangelho quanto para inteterceder, para que esta pessoa que você ests pensando agora, não seja destruida -neste mundo e eternamente- como Ninive seria.
Mesmo em Ninive, sempre existe um peixe faminto nos esperando.
Mas temos
O Espirito Santo, a historia do Jonas e uns aos outros para nos ajudarmos, aprender, e não precisar de passar dias nas escuras entranhas, ou sem que um bicho e um vento venham nos roubar, nossa aboboreira...

Sem comentários:

Enviar um comentário