quinta-feira, 3 de julho de 2014

"Deus está morto" (?)




"Gott ist tot" - Friedrich Nietzsche


Uma frase muitíssimo usada deste filosofo alemão, com milhares de interpretações.
Das que me fazem refletir, a que hoje vejo mais sentido e a de que Deus, pode estar morto ou morrendo dentro dos locais e grupos destinados ao seu entendimento e adoração.

A "Teologia" ou estudo de Deus, torna-se uma ciência quase oculta, quando estudamos o Ser que materialmente, substancialmente ou quantitativamente não dá-se a conhecer com os métodos que hoje o entendimento humano é capaz de compreender.
Então, cabe-nos crer.

Quando cremos e professamos aquilo em que cremos, em especial, quando este divulgar da crença (fé) produz frutos, tendo o ser humano como porta-estandarte, através da sua atitude daquilo em que crê, através do homem a ideia se expande.


(Deve-se observar que a ideia em questão não é uma compreensão ou acordo humano, mas o próprio Criador, e que ele se daria a conhecer da maneira que lhe fosse conveniente. Sempre levantará um profeta ou abrirá o Mar - Salvo em especiais momentos escatológicos que neste rascunho não entram em questão)

Quando, aquele que não pode ser visto, tocado ou mensurado não é divulgado (e vivido), o objeto de estudo da Teologia - que por não ter a própria divindade como objeto de estudo, toma neste local suas manifestações, sejam teofanias, os acontecimentos naturais ou metafísicos a Ele atribuídos, quando fica em segundo plano, ao observador pode parecer que esvaneceu-se (ledo engano).

Conforme dito antes, podemos estar vivendo um momento de "matar a Deus dentro de nós" quando deixamos a fé pratica de lado.
Quando não damos espaço para sua atuação em nossa vida, grupo, momento de adoração.
Talvez, para divulgar o conceito de "Gott ist tot" com maior veemência, seja mais útil divulgar que ele está vivo, sem ter as ações e mudanças propostas em seus ensinos (Talvez alguns chamem de Frutos do Espirito), que ser um divulgador de ideias contrarias a existência.

No tocante aos acontecimentos sobrenaturais (Talvez alguns chamem de Milagre), temo por um "esfriamento" da crença (fé).
Ao falar-mos de cristianismo, o próprio Cristo nos afirma em João 14:12 "Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai."
Pois, se Ele nos disse que faria-mos obras maiores, não seria um esfriamento da fé se hoje, os cristãos de todo o mundo não vivessem esta promessa?
Não seria a morte da manifestação, quando atrela-se seu ocorrimento ao fator fé, se não tivesse-mos a variável fé ao nosso favor?

Em que parte do caminho se perde o cristianismo ao deixar-se crer que os acontecimentos milagrosos eram validos apenas para um determinado tempo, o dos apóstolos talvez...?
Ou que ser instrumento de ação do Sagrado, (chame como quiser, instrumento de Deus, Vaso para Honra, Obreiro, Ceifeiro... Como é o nome no crachá?) é privilegio para poucos escolhidos e engajados num sistema hierárquico, institucional?
Ou que os acontecimentos sobrenaturais descritos NO LIVRO QUE BASEIA SUA FÉ são apenas ilustrações?
Ou que o Espirito deixado para nos conduzir, consolar, instruir... (Também prometido por nosso "Raboni") não nos está mais disponível ou atuante?

Desculpem-me por me embasar nas ideias de um "ateu" e fazer toda esta parábola, mas realmente me assusta a ideia de que algum dos milagres nos prometidos possa não ser real, pois, uma vez que um deles não seja, outro poderia não ser, e na minha incapacidade de discernir qual destas promessas poderia não ser válida, posso pensar que a principal delas, que a meu ver, é a salvação (não por medo da danação, mas por desejo imensurável de estar um dia com o meu Criador), possa também não estar ao alcance.
A fé, que nos foi dada por ele mesmo, para que um dia, venha-mos a desfrutar da salvação e da comunhão.

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Efésios 2:8

Que a maldição do quase acreditar nas promessas, não roube nossa fé a ponto de nos roubar as promessa.

"(...) porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível."
Mateus 17:20

Sem comentários:

Enviar um comentário