domingo, 4 de outubro de 2015

A Crisálida de Cristal Dourado





A Crisálida de Cristal
[ "Crisálida” vem do Grego KHRYSALLIS, “pupa dourada de uma espécie de borboleta”, derivado de KHRYSOS, “ouro”.]
Há quem diga, que a palavra "Crise" tem a mesma origem das duas anteriores, mas, a origem dela é também grega, l´em "krísis", que era usada pelos médicos, referindo-se a reação que o dente tinha após medicado, reação esta que o levava a morte ou a cura.
Porém, com o sentido que temos hoje de crise, é algo como "momento de turbulência antes de uma transformação ou catástrofe total". É a mesma coisa, mas, não é mais apenas um jargão médico.
É provável que a borboleta em sua pupa, passe por momentos de crise enquanto está ali, fechada, apertada, se transformando, solitária e dolorosamente.
O resultado deste estágio, é a transformação total da lagarta, passando pela pupa, em uma belíssima borboleta.
Algo bem parecido acontece com os seres humanos quando passam por momentos de crise - ou crisalidas.
Porém, nós, diferentes dos insetos, temos consciência do momento que estamos passando, ou, ao menos, do que estamos sentindo, e podemos cair na tentação de nos livrar desta sensação.
Imagine um inseto que saísse do casulo antes do processo completo. Muito provavelmente seria um híbrido com pouca possibilidade de sobrevivência e nenhuma beleza e utilidade, uma vez que não voaria para polinizar as flores. Porém, seria presa fácil.
Outra possibilidade é a de passar pelo processo externo, mas, não o psicológico e/ou intelectual, o que produziria uma borboleta que se comportaria como uma lagarta, ou outra forma inferior de vida. Sobre isto, tratamos anteriormente.
A ultima possibilidade aqui levantada e a pior seria, que a crise, ao ser mal recebida ou processada, levasse o ser (humano ou borboleta) para a zona do trauma, levando a uma cristalização.
-Fixação, imobilização...
Sabe, aquele tipo que dizem "Depois daquilo, nunca mais foi o mesmo..."
Aquele ser, ficaria preso no ambiente de crise, formando uma crisálida de cristal.
Pode ser que neste estado, tornar-se-ia belíssimo, mas não atingido aquilo que deveria ser, por ser o que é.
Seria algo como aqueles que não podem evoluir após uma situação traumática, ficam eternamente presos aquela situação, embora produzam coisas incríveis com isto, por exemplo os artistas mórbidos que produziam sua arte á partir das desilusões existenciais (e amorosas), ou dos que perdem entes e tornam-se ativistas na salvação daqueles que padecem do mesmo mal que ceifou aquelas vidas que lhes eram tão preciosas.
Recorde que a origem KHRYSOS, também tem a palavra Acrisolar, ou seja, tirar as impurezas do ouro. Deixe-se purificar, neste processo, que pode ser em um calor - quase - infernal, e na retirada de uma parte, que se possa considerar importante de si mesmo.
Somente o entendimento de quem se é, qual sua função na existência e onde se pode chegar, pode nos motivar a seguir adiante.
A observação do que se sente marcará o ponto evolutivo.
O perdão é o solvente universal das crisálidas de cristal.

(Publicado originalmente no Facebook em 23/09/15 - https://www.facebook.com/Maxdogancho/posts/10208238525826249 )

Sem comentários:

Enviar um comentário